Pague pelo
lixo que produz!

O novo sistema de recolha de resíduos é um exemplo de inovação ambiental, implementado de forma pioneira em Guimarães em 2016.

gallery image

O sistema PAYT é uma forma mais justa e igualitária de pagar a tarifa associada aos resíduos.

Segue o conceito de poluidor-pagador por ser um sistema pré-pago, em que o utilizador paga apenas os resíduos que produzir através da aquisição de sacos autorizados para a sua deposição. Logo, quanto menos resíduos produzir, menos sacos gasta e, consequentemente, menos paga.

Simulador de Tarifa

Saiba quanto vai pagar pelos seus sacos autorizados

Tipologia
  • Resíduos indiferenciados
  • Resíduos orgânicos
Tamanho de saco
430

mil toneladas de resíduos, recolhidos no município

A implementação do sistema PAYT (Pay-As-You-Throw), é um modelo inovador que incentiva a redução da produção de resíduos através da responsabilização direta dos produtores.

Como funciona?

Vitrus Ambiente, agente essencial na gestão ambiental do concelho de Guimarães

Imagem grande

Através do PAYT, a Vitrus Ambiente tem-se afirmado como uma das empresas de maior crescimento na recolha de resíduos urbanos, consolidando a sua posição como um agente essencial na gestão ambiental do concelho de Guimarães. Desde 2010, a empresa já recolheu mais de 430 mil toneladas de resíduos, abrangendo atualmente 75% da área do município.

O maior crescimento ocorreu em 2017, com um aumento significativo da recolha de resíduos, passando de 20.601 toneladas para 27.861 toneladas.

32%

Payt
Guimaraes

14%

Guimarães
sem PAYT

19%

Portugal

image

Ruas e horários
de recolha!

Verifique se a sua rua ou
estabelecimento já está
abrangida no projeto Payt.

Perguntas e
Respostas frequentes

Sim, o sistema PAYT é o sistema de gestão de resíduos implementado na cidade de Guimarães, por isso, todos os utilizadores (domésticos ou comerciantes) devem cumprir com o regulamento e proceder ao pagamento da tarifa.

Porque é através da aquisição dos sacos autorizados que paga a sua tarifa do lixo.

Sempre pagou a tarifa referente à gestão de resíduos, mas agora paga-a de forma diferente. Antes, as tarifas variável e fixa estavam indexadas à fatura da água e pagava em proporção da quantidade de água que gastava. Com o PAYT, a sua tarifa é proporcional à produção de resíduos.

Não. Pode utilizar qualquer saco para o reciclável, pois essa fração é recolhida gratuitamente.

Serve principalmente, para incentivar à separação dos resíduos e para alertar para a diminuição da sua produção.

Serve principalmente, para incentivar à separação dos resíduos e para alertar para a diminuição da sua produção.

Se não adquirir sacos autorizados no método A não está a pagar a sua tarifa variável dos resíduos. Por esse motivo, passará automaticamente para o método B, sendo que irá pagar diretamente na fatura da Vimágua, através da estimada de produção por tipologia de utilizador.

Deve colocar que os resíduos no sistema PAYT até 30 minutos antes dos seguintes horários de recolha.